Contas certinhas

8 de Julho de 2011

Hoje, ao consultar um jornal de Arouca, publicado no dia 5 de Agosto de 1970, para um trabalho que ando a fazer, encontrei um relato engraçado, que quero partilhar com os leitores.

Trata-se duma conta apresentada por um mestre de obras, que fez uma reparação na Capela do Bom Jesus de Braga, em 1853, devidamente detalhada. Este documento está arquivado na Torre do Tombo em Lisboa e especifica as seguintes obras efectuadas:

1ª – Corrigir os 1o mandamentos, embelezar o Sumo Sacerdote e mudar-lhe as fitas – 170 reis

2ª – Um galo novo para S.Pedro e pintar-lhe a crista – 80 reis

3ª – Dourar e pôr penas novas na asa esquerda do Anjo da Guarda – 120 reis

4ª – Lavar o criado do Sumo Sacerdote e pôr-lhe suiças – 160 reis

5ª – Tirar as nódoas do filho do Tobias – 95 reis

6ª – Uns brincos novos para a filha do Abraão – 245 reis

7ª – Avivar as chamas do inferno, pôr um rabo novo a um diabo, fazer vários concertos aos condenados, limpar as unhas e pôr uns cornos ao diabo mais velho – 370 reis

8ª – Fazer um menino ao colo de Nª Senhora – 210 reis

9ª – Renovar o céu, arranjar as estrelas e lavar a lua – 130 reis

10ª – Retocar o purgatório e pôr-lhe almas novas – 335 reis

11ª – Compor o fato e a cabeleira de Herodes – 30 reis

12ª – Meter uma pedra na funda de David, engrossar a cabeleira do Tobias e alargar as pernas de Saul – 93 reis

13ª – Adornar a arca de Noé, compor o burrico do filho pródigo e limpar a orelha esquerda de S. Tinoco – 23 reis

14ª – Pregar uma estrela que caiu ao pé do coro – 23 reis

15ª – Umas botas novas para S. Miguel e limpar-lhe a espada – 255 reis

Soma tudo 2.474 reis

 

{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }

Armando Pinho 21 de Julho de 2011 às 19:00

Prof Zeferino ,só o Professor para descobrir estas relíquias e Postar para seus leitores ,Fantástico e Parabens. Armando Pinho

Responder

Carlos Pinho 24 de Julho de 2011 às 11:06

Isso é que é descrever os minimos detalhes, melhor que isso impossivel, gostei muito, parabens Professor

Responder

Jorge Amorim 22 de Setembro de 2011 às 5:32

Fantástico. Já me ri bastante com isto!!! Delicioso!

Fazendo um paralelismo com uma situação bem mais actual, igualmente pertinente, será avaliar se os orçamentos e relatórios de execução das obras de requalificação do nosso centro histórico, serão merecedoras de tal explicitação.
Melhor que apresentar orçamentos globais onde as coisas e custos se difundem, seria sabermos exactamente como as coisas são. Sem rodeios, sem omissões, assumidas de forma clara.

Obrigado por (mais) esta partilha

Jorge Amorim

Responder

Anterior:

Seguinte: