Podas radicais

25 de Novembro de 2009

Há dias, os serviços camarários procederam à poda das árvores existentes na Alameda D.Domingos de Pinho Brandão.

Um primeiro aspecto para elogiar – os ramos provenientes da poda foram triturados no local, através dum destroçador móvel.

Não sei o destino que foi dado a esse material triturado, mas seria bom que este se transformasse num produto orgânico, que poderia ser usado, posteriormente, em plantações efectuadas na renovação de jardins e parques públicos.

Já que a Câmara Municipal de Arouca é proprietária duma quinta no lugar da Forcada(Burgo), que reune boas condições para ser transformada em viveiro camarário e , aproveitando estes materiais e outros provenientes das limpezas dos jardins, seria possível reproduzir-se plantas, arbustos e flores para uso posterior nos parques e jardins.

Um segundo aspecto que gostaria de referir prende-se com o tipo de poda praticado – Poda radical.

As árvores contribuem para a naturalização dos espaços urbanos, têm uma acção purificadora da atmosfera, formam paisagens, definem espaços e contribuem para a constituição de microclimas favoráveis à regularização da temperatura e da humidade relativa.

Em muitos Municípios do País é usado este tipo de “poda radical“, pois os técnicos camarários consideram que esta é a maneira mais adequada para o tratamento deste tipo de árvores.

Há, no entanto, muitas vozes que se levantam, por quase todo o País, contra as “podas radicais

Estes últimos argumentam que uma poda que remova 1/3 dos ramos ou a totalidade da copa interfere no equilibrio entre a parte aérea e a subterrânea, origina a morte de parte das raizes que levam água e nutrientes minerais para os ramos e , por sua vez, estes não transferem para as raizes os açucares elaborados pelas folhas. Acrescentam, ainda, que a rebentação na Primavera, não significa rejuvenescimento, pois faz-se à custa das reservas existentes nos troncos, provocando, deste modo, o enfraquecimento das árvores. Por fim argumentam que as feridas de cicatrização expõem as superficies cortadas

às podridões e ao ataque de insectos e de fungos.

Onde está a verdade? Gostaria de ouvir opiniões abalizadas.

Applying this to the two slits, each slit acts as a source of light of the same wavelength, with the light from the two slits interfering constructively or destructively to produce an interference pattern of i need help with my homework bright and dark lines

Anterior:

Seguinte: