Lixo ( 6 )

26 de Fevereiro de 2010

O lixo tem sido rotulado pelos adjectivos menos amáveis, tais como – inútil, sujo, velho e desprovido de valor.

Enfim, um

problema que urge fazer desaparecer a todo o custo. Convém referir que a eliminação ou transformação dos lixos urbanos, insere-se numa politica mais geral de luta contra a poluição ambiental.

Todas as paisagens resultam da acção do homem sobre a natureza. Desde o Paleolitico que o homem é consumidor da natureza e a transformação desta, depende do tempo, da intensidade, da continuidade da ocupação humana, bem como da tecnologia e da organização social que as comunidades dispõem.

Populações pouco densas e com fracos recursos tecnológicos precisam de longos anos para exercer uma acção visivel sobre o meio natural, enquanto que um grupo extremamente numeroso, pode provocar o esgotamento duma área territorial ou a sua transformação radical, em pouco tempo.

Em Arouca, por exemplo, há 50 anos, cada familia rural utilizava parte do seu lixo para alimentar os animais que criava, quer para fertilizar as hortas junto às casa ou, então, queimava-o.

O problema dos lixos agudizou-se, sobretudo, a partir da ” Era Industrial “. O aumento demográfico, o desenvolvimento

económico e o crescimento do consumo, são as principais causas do excesso de resíduos sólidos nos tempos de hoje.

Os lixos , se depositados duma forma caótica no solo, provocam o assoreamento dos rios, o que provoca o aumento da poluição, contaminando os lençois freáticos, inviabilizando a potabilidade da água.

Por outro lado, essa deposição dos lixos a céu aberto e sem cuidado, faz proliferar os vectores transmissores de doenças ( moscas, baratas, roedores etc ), com as graves consequências para a saúde pública.

Não é concebivel, nos tempos de hoje, a vida do homem na Terra, sem um ambiente natural e saudável. Daí que o problema dos lixos tenha passado a ser uma preocupação de todos os responsáveis politicos da área do ambiente.

Para realizar e manter um sistema de desenvolvimento saudável, ecologicamente equilibrado e economicamente viável em termos de futuro, é indispensável preservar a capacidade regeneradora do nosso meio ambiente, assim como definir uma politica realista de gestão dos recursos naturais.

Foto white house die bundesregierung will das deutsche erfolgsmodell der dualen ausbildung zum exportschlager machen, um innerhalb und außerhalb europas die hohe jugendarbeitslosigkeit zu hausarbeit schreiben muster verringern

Anterior:

Seguinte: