Lixo ( 8 )

4 de Março de 2010

Tendo em consideração que vivemos na época do ” usa e deita fora “, o volume crescente dos lixos produzidos é um problema com que se debate toda a gente, não só pelos custos de recolha e transporte, como também pela sua deposição, eliminação ou redução a dimensões que não perturbem o equilíbrio ecológico.

Segundo me é dado saber, o Japão é o País que dispõe do melhor sistema de gestão de resíduos do Mundo. O processo inicia-se em cada casa, onde o lixo é criteriosamente separado pelas famílias. Nalgumas cidades chega-se ao detalhe de separar o lixo em 32 categorias diferentes. Grande parte do lixo separado é aproveitado para produzir energia e fertilizantes. Só uma pequena parte do lixo se destina ao depósito em aterros, sobre os quais, mais tarde, se fazem relvados, jardins e campos de golfe. Não consta que alguém tenha, até agora, encontrado lixo ao meter a mão para retirar a sua bola de golfe do buraco.

Cada português produz diariamente cerca de 1 quilo de lixo o que, feitas as contas, significa cerca de 3,5 milhões de toneladas por ano.

Não é facil fazer desaparecer tanta lixarada !!!

Não há uma solução para fazer desaparecer o lixo, que seja barata e que não acarrete problemas ao meio ambiente.

Devemos consciencializar os cidadãos a adoptar comportamentos que contribuam para a preservação dos recursos naturais, que a todos pertencem.

Para além de fazer menos lixo, é importante reaproveitar parte dele.

Há cidades que têm adoptado soluções criativas para esse problema. Por exemplo, em Curitiba (Brasil) trocam-se sacos de lixo reciclado por senhas para aquisição de géneros alimentares ou bilhetes nos transportes públicos.

Na Califórnia (EUA) criou-se uma espécie de totoloto ecológico. escolhe-se uma família, ao acaso, vai examinar-se o seu recipiente do lixo, de surpresa. A família ganha um bom prémio se tiver feito a separação selectiva. Caso contrário, o dinheiro acumula para a semana seguinte – jackpot.

A palavra de ordem para os problemas do lixo que produzimos tem que ser a seguinte :

REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR

O Município de Arouca tem que declarar uma autêntica guerra ao lixo.

Para se atingir tal objectivo, não basta proceder apenas à recolha dos lixos. Há que promover, constantemente e em simultâneo, campanhas que

alterem mentalidades, fazendo participar todos, mas todos os arouquenses, na sensibilização para os problemas inerentes à deposição caóticas dos lixos.

Só com a participação de todos os arouquenses será possível tornar o Município de Arouca mais limpo, mais asseado e mais desejado pot todos nós e por quem nos visitar.

Embelezar Arouca

é uma tarefa que deve merecer de todos nós uma especial atenção e cuidado

In 1918, the new york times reported that as many as 25 states had already removed german from the curriculum, an action the newspaper applauded as a matter of polity, of patriotism, of americanism and good hard common sense

Anterior:

Seguinte: